Canto
 
Canto
Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
Skip Navigation LinksACT»Notícias»Comemorações do Centenário
Notícias
Ouvir
23-03-2016 
Comemorações do Centenário da Inspeção do Trabalho portuguesa arrancam em Lisboa 
No dia 18 de março responsáveis máximos do mundo do trabalho nacional e internacional juntaram-se em Lisboa para o lançamento das Comemorações do Centenário da Inspeção do Trabalho Portuguesa, que decorrerão até março de 2017 com um diversificado conjunto de atividades.

As Comemorações contaram com a presença de José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Nancy Leppink, em representação de Moussa Oumarou, Diretor do Departamento de Governança e Tripartismo da Organização Internacional do Trabalho, Pedro Pimenta Braz, Inspetor-Geral da ACT, dirigentes dos Parceiros Empresariais e Sindicais, parceiros institucionais, dirigentes e funcionários da ACT, totalizando cerca de 200 participantes.

As atividades iniciaram-se cerca das 15 horas, no Torreão Poente da Praça do Comércio, com a inauguração da Exposição «100 anos de Inspeção do Trabalho em Portugal», onde se mostram os marcos históricos fundamentais deste período de 100 anos, destacando a influência da OIT sobre o mundo laboral português, a matriz do Direito do Trabalho e o seu ajustamento aos novos cenários, as instituições enquadradoras da dinâmica do Trabalho, em particular a Inspeção do Trabalho.

À exposição seguiu-se, no Museu do Design e da Moda, na Rua Augusta, a Conferência «Centenário da Inspeção do Trabalho», com a participação das individualidades acima referidas e de Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, instituição que acolheu estas Comemorações. Durante os trabalhos foi apresentado o vídeo «100 anos de Inspeção do Trabalho em Portugal», com testemunhos de personalidades influentes na definição das políticas de trabalho em Portugal.

Como conferencistas estiveram D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa abordando o tema «O trabalho e os direitos do Homem» e José Silva Peneda, Assessor do Presidente da Comissão Europeia, com a problemática do «Trabalho, Economia e Sociedade». Por fim foi apresentado por Manuel Maduro Roxo, Subinspetor Geral da ACT, o livro «Trabalho, Economia e Sociedade - 100 anos de Inspeção do trabalho em Portugal», que contém um conjunto de artigos de vários autores abordando diversas temáticas laborais.

 
|Voltar|Imprimir|Enviar a um amigo|
 
Copyright 2014 ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho | Desenvolvido por PT Sistemas de Informação