Canto
 
Canto
Sábado, 25 de Janeiro de 2020
Skip Navigation LinksACT»Notícias»GUARDA | ACT promove ações de sensibilização no âmbito da campanha «Regresso às Aulas 2019»
Notícias
Ouvir
06-01-2020 
GUARDA | ACT promove ações de sensibilização no âmbito da campanha «Regresso às Aulas 2019» 
 
A ACT, através do seu Centro Local da Beira Alta, na Guarda, promoveu diversas ações de sensibilização no âmbito da Campanha Regresso às Aulas 2019, envolvendo seis escolas e onde estiveram presentes 556 participantes, entre professores, alunos e auxiliares de educação.

As ações de sensibilização foram desenvolvidas em todos os ciclos, desde o jardim de infância ao secundário, com destaque para o ensino profissional. Num contexto que abordou o futuro da escola e do trabalho, foi privilegiada a aprendizagem e conhecimento de conceitos base de prevenção e proteção.

As sessões pautaram-se pelo diálogo dos alunos onde os mesmos tiveram oportunidade de colocar e ver esclarecidas inúmeras dúvidas, relacionadas com os temas abordados. Ao nível do jardim de infância e 1.º ciclo foram abordados temas relacionados com os equipamentos de proteção individual, através da apresentação de EPIs mais comuns no mundo do trabalho, fazendo a sua transposição para atividades lúdicas com os alunos.  No 3.º ciclo, destacaram-se outros temas, nomeadamente riscos físicos – ruído no trabalho e na escola e riscos químicos. Quanto aos cursos profissionais, foram apresentados temas como a ergonomia, riscos biomecânicos, bem como outros relacionados com os riscos profissionais das atividades profissionais que os alunos irão desenvolver. Deu-se, ainda, ênfase aos acidentes de trabalho e doenças profissionais, que têm sido noticiados pela comunicação social.

Todos os intervenientes demonstraram grande interesse nos temas apresentados, ficando acordado a realização de novas ações de sensibilização sobre SST, de modo a abranger um maior número de participantes.

 
|Voltar|Imprimir|Enviar a um amigo|
 
Copyright 2014 ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho | Desenvolvido por PT Sistemas de Informação